segunda-feira, 25 de julho de 2016

Silly Season X: Rafa Silva, Indi, Quintero e Brahimi


Alto que isto agora aqueceu...!

As publicações relacionadas com o tema "Silly Season" ganham novo capítulo a 25 de Julho de 2016. Com o Futebol Clube do Porto ainda em estágio, o plantel para a temporada 2016/17 ganha forma, enquanto é necessário encontrar destino para os preteridos de Nuno Espírito Santo. Por outro lado, pese embora o excesso no número de jogadores, o actual grupo demonstra ainda lacunas e limitações, só possíveis de corrigir pela chegada de caras novas ao Futebol Clube do Porto.



Rafa Silva foi destaque às 00:00 do DN e saiu nas capas de jornais como O JOGO e Record. Com efeito, era um desejo antigo do Futebol Clube do Porto, pois o Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa já falou diversas vezes sobre o jogador. Em Julho de 2015, quando questionado sobre uma possível transferência, disse que "Comprar um suplente dos sub-21 por 20 milhões de euros não era disparate, era burrice". Hoje, suplente da Selecção e titular indiscutível no Sp. Braga, o Futebol Clube do Porto vê-se na obrigação de "bater" a cláusula de Rafa Silva. Porque quer ter o jogador, devido à exigência de António Salvador e também por causa do interesse de outros clubes capaz de pagar esse mesmo valor. Jorge Nuno Pinto da Costa já tinha admitido, em entrevista, uma abordagem ao jogador, mas sem sucesso. O demorado processo parece estar em vias de conclusão.

De toda a maneira, a discussão desta transferência dá "pano para mangas". Acho Rafa Silva um jogador fantástico e creio que será titular no Futebol Clube do Porto de imediato. Por isso, creio que a confirmação desta transferência virá com uma saída, provavelmente de Yacine Brahimi, mas ainda sem destino definido. Mas o mais discutível é mesmo o valor a pagar. E quanto e a quem vamos pagar. O Sp. Braga apenas detém 50% do passe de Rafa Silva. 40% pertence à Gestifute e 10% ao Feirense. Nesse sentido, será interessante compreender se todas as partes irão receber a sua respectiva parte, ou se, por exemplo, a Gestifute continua com a sua percentagem, reduzindo o valor total a pagar.

Já o defesa-central e o avançado continuam por chegar... Tudo a seu tempo, que se esgota com cada dia que passa.



Em sentido inverso, regista-se o interesse de vários clubes por Bruno Martins Indi. Já avisado sobre a intenção da transferência, Nuno Espírito Santo deixou-o no banco em todos os jogos amigáveis feitos durante o estágio, com o Futebol Clube do Porto agora à procura do melhor negócio possível. Dado ser o único defesa-central com mercado no plantel, Bruno Martins Indi tem potenciais interessados em Inglaterra. O recém-comprado Watford terá recebido uma injecção de capital para se considerar um comprador. O Everton de Ronald Koeman continua interessado, mas sem pressas.

Outro jogador que fez companhia a Bruno Martins Indi no banco foi Quintero. Julgo que chegou o momento de Nuno Espírito Santo o largar de vez, abrindo a porta a novo empréstimo. Com muita pena minha, voltaremos a ver nova rejeição de um Treinador do Futebol Clube do Porto a Quintero. Como diz Nuno Espírito Santo, e bem, estas escolhas fazem parte do processo...

Dou destaque aqui a Brahimi apenas pela suspeita de que ele será mesmo transferido a curto-prazo. Não existem, até ao momento, informações concretas sobre o seu destino. Situação semelhante parece estar a acontecer a Herrera, se bem que a notícia da transferência recorde de Higuaín para a Juventus poderá precipitar rapidamente a compra por parte do Nápoles de Herrera. Esperemos que a próxima publicação possa confirmar esses dois movimentos.


Nota para o comunicado do Villareal a confirmar o empréstimo de José Ángel e Andrés Fernandez, com o clube espanhol a ter opção de compra sobre os dois jogadores. Se quiserem accionar isso já, tanto melhor. Boa sorte a ambos. Continuo sem compreender porque razão Adrián foi fazer companhia aos seu colegas no estágio. Poderia ter ido fazer companhia a estes...

É caso para perguntar que sorriso é o mais amarelo... O Adrián ainda vos vai fazer companhia.

A conta-gotas, o Futebol Clube do Porto  vai resolvendo problemas, encontrando destino para jogadores e muito lentamente contratando caras novas. Creio que já cometemos alguns erros, mas fomos capazes de tomar boas decisões. Até ver, o caminho faz-se devagar. 

... e Bruma que pediu ao Galatasary para deixar a Turquia?


Crente. Portista.


Promova o debate. Comente e deixe a sua opinião.

Um abraço.

5 comentários:

  1. O Galatassary nao pode vender Bruma ao FC Porto, SL Merda ou Braga devido a uma clausula no contrato que assinou com o Despotivo CP... acho que devíamos fazer o mesmo quando vendemos um jogador (para Sporting mas nao Benfica e Braga se eles nao fizeram isso com nos, caso contrario serao incluidos). Mesmo questionando a legalidade destas clausulas temos que fazer igual para nao dar vantagens injustas ao adversário.

    ResponderEliminar
  2. (Desculpe por nao incluir isto tudo no mesmo post)

    Em relação ao Rafa, se ele vier nunca sera por 20m de Euros. Isso foi o preco exigido em Janeiro porque Paulo Fonseca bloqueou a transferencia e Salvador teve que exigir o valor da clausula. Estavao a meio da epoca e nao queriam perder um jogador influente tendo a Champions a vista. Ja rejeitamos vender a meio da epoca inúmeras vezes e nao podemos ser hipócritas com os factos. Agora o Braga tem tempo para contratar uma boa substituição e o Paulo Fonseca ja nao mora la, so que nao temos dinheiro (15-15mE e/ou alguns jogadores ) e ai a que reside o problema. Acho que provavelmente ja esta tudo mais ou menos apalavrado entre PDC e AS e que aquelas noticias no fim da epoca a dizer que o Benfica queria o jogador foi mais para fazer pressao ao FC Porto ou outra equipa estrangeira que pagaria 18-20mE.

    Se ainda nao chegou mais um central e avancado e porque nao temos dinheiro. Temos que vender antes de comprar e estamos tentando aproveitar o tempo para exigir mais dinheiro pelos nossos jogadores. Sim ja poderiamos ter uma boa parte de 18mE por Herrera mas se consigamos 25mE entao porque dar um desconto de 28%. O Napoli nao esta a dar descontos a Juventus por Higuain e tem dinheiro para pagar 25, o seu treinador ja disse publicamente que queria o Herrera e isso da-nos vantagem logo que eles tenham o dinheiro em mao também.
    Depois de uma ou duas vendas tipo Herrera e Brahimi teremos um semana com varias caras novas a entrar.

    Tenho fe na nossa direcção e sei como estas coisas funcionam. Estou a chegar de ferias cheio de saudades dos blogs Portistas e sinto uma grande desesperança nos nossos adeptos por causa das sim e nao tranferencias. Nos Portistas nao pudemos ser tao pessimistas. Estamos a deixar a contra informacao dos me(r)dia afectar os nossos pensamentos. Ja estamos a condenar a nossa equipa antes de a ter pronta e isso acaba por afectar os jogadores como tem feito no passado. Desta vez nao e depois de dois maus resultados mas sim antes de a epoca comecar. Sim o Filipe errou contra PSV, mas ja tinha mostrado alguns atributos antes que foram logo esquecidos. O Joao Teixeira e Octavio também ja mostraram qualidades interessantes mas nos focamos no facto de Quintero ser dispensado outra vez. O que me preocupa e que a equipa vai sentir esta falta de entusiasmo logo que voltar a Portugal e que fiquem afectados pela falta de carinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Madeiran Marvel, obrigado pelo comentário.

      A ideia do Bruma vem apenas pelo facto de ele querer sair da Turquia, o que, tendo em conta a conjuntura, é algo que se compreende.

      Quanto ao Rafa, não questiono o "batimento" da cláusula, mas sim se a Gestifute quer receber já os seus 40%. Julgo que os 10 milhões vão directamente para o Braga e o Feirense também tem direito a receber. No entanto, creio que o Jorge Mendes poderá encurtar o gasto imediato do Futebol Clube do Porto, preparando-se para um encaixe superior num futuro próximo.

      Julgo que os Portistas já deixaram de seguir os palpites dos anti! E já há bastante... A vasta maioria pensa pela sua própria cabeça e formula uma opinião com base no que realmente vê. Depois coloca-a em ponto/contraponto com a opinião dos demais, antis ou não. O problema é mesmo o facto de, sem antis a palpitar, constatarmos comportamentos semelhantes a épocas anteriores que terminaram em desaire. Nesse sentido, é normal alguma apreensão, mesmo tendo em mente que ainda não ganhámos nem perdemos nada.

      De forma paralela vemos um decisivo aperto financeiro pelas dificuldades em conseguir convencer alguém a comprar o que temos no mercado da forma e pelo valor que nós queremos. Acredito que nos próximos 7 dias veremos movimentos decisivos, esperando o melhor dos desfechos. Esperemos até lá.

      Faço votos de boas férias. Um abraço.

      Eliminar
  3. Falta de apoio não devem ter na apresentação, já tive dificuldades em comprar bilhetes em ligar aceitável para 12! Mas a época está aí e de facto faltam soluções. E solução para os que ainda cá estão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui V, obrigado pelo comentário.

      Sem dúvida. Mas creio que este ano é possível dar novo passo em frente, com todos os Portistas no Estádio do Dragão ou sintonizados no Porto Canal, elevando a fasquia e trazendo o canal do Futebol Clube do Porto para o centro das atenções.

      Os dias vão passando, um a um, e sem novidades relevantes, a nível de movimentos. Esperemos que até lá possa ser possível confirmar alguns movimentos. Creio que trazer surpresas para o dia de apresentação já passou de moda...

      Um abraço.

      Eliminar