quinta-feira, 7 de julho de 2016

Curta sobre uma notícia: Jornal A BOLA, 7 de Julho de 2016

Aviso: as próximas linhas estão bafejadas de um grau de raiva pouco aconselhável para uma pessoa normal, para além de uma frustação difícil de mensurar, tal a desilusão desta decisão.

A confirmar-se, esta situação é inadmissível! Hoje tirei parte da minha tarde para aumentar a taxa de açúcar no sangue e relaxar um pouco depois do jogo da selecção. No entanto, por ser um ávido consumidor de informação, não consigo deixar de estar conectado e vou seguindo o que se passa a todo o momento. Isto chegou-me ao ecrã do telemóvel.

Notícia publicada no site do jornal A BOLA. Fonte

Rui Amorim assina aquilo que, em primeira instância, chamei de uma brincadeira de mau gosto. Uma mentira de 1º de abril como já ouvimos tantas. Rapidamente apercebi-me que não era bem assim. Que o Futebol Clube do Porto tem a intenção de emprestar uma vez mais Rafa Soares, defesa-esquerdo, produto da formação. Jorge Nuno Pinto da Costa já produziu anteriormente declarações sobre o jogador que regressou da Académica, após empréstimo.


"Garantia" de Jorge Nuno Pinto da Costa em recente entrevista ao Porto Canal. Fonte


“O Rafa, da Académica, toda a gente sabe que vai ser um grande jogador. Tem dúvidas? Neste momento, com Maxi e Layún, não jogava. Por isso entendemos que lhe fazia bem jogar na Primeira Liga e num clube que toda a gente gosta e onde precisa de jogar. Se ficasse no FC Porto ia jogar na B. Agora não há dúvidas que o Rafa vai integrar o plantel. O Rafa está a brilhar, mas no Porto estaria na B. Hoje não temos dúvida nenhuma.”

No entanto, não foi só o jornal A Bola que decidiu avançar com esta possibilidade. A Rádio Renascença também o fez. Depois, o Mais Futebol. E isto aponta para o completo e total desnorte da SAD do Futebol Clube do Porto. Já não basta a credibilidade de Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do Futebol Clube do Porto, ser constantemente abalada por iniciativa própria. Mas este acção, a confirmar-se, é uma facada na imagem e postura que o Futebol Clube do Porto estava a tentar consolidar: aposta nos valores da formação. Porque eles existem. Primeiro Rúben Neves. Depois André Silva. Agora Rafa Soares. O regresso de jogadores da casa como Sérgio Oliveira, Josué ou Ivo Rodrigues foram cimentando este caminho que está para trazer resultados positivos. Ora, hoje é feita uma reversão desse caminho.

E peço-vos que não pensem noutras condicionantes, pois é perda de tempo. Não é uma nega de Nuno Espírito Santo, como aconteceu, por exemplo, a Gonçalo Paciência. Não é a vontade do jogador em ingressar no Rio Ave. Não é a contratação iminente de Alex Telles que precipita este empréstimo. É sim uma decisão da SAD, porque, do ponto de vista financeiro, Rafa Soares não está para dar comissões a ninguém, ora por uma transferência, ora por uma renovação de contrato.


Uma foto publicada por Rafa Soares (@rafa_elsoares) a
Um sorriso de pouca dura, infelizmente.

Provavelmente estarei a ser um pouco impetuoso. Este cenário ainda não se confirmou. E atenção, é um jogador. Apenas um jogador. Que, se calhar, nem era titular. Mas estávamos lentamente a ir ao sítio. A limpar o balneário. A vender ou ceder quem devia ter ordem de marcha. E a contratar, até ao momento, sem erros, na minha perspectiva. Mas assim, não... Assim não vamos lá...


Desiludido. Portista.


Promova o debate. Comente e deixe a sua opinião.

Um abraço.

4 comentários:

  1. Compreendo ele ser emprestado mas gostaria de ver o FC Porto emprestar mais jogadores a equipas na Alemanha, Italia ou Franca. Os miudos so teriam a ganhar com o ensino diferente do que recebe em Portugal. Veja-mos o exemplo de Ricardo Pereira que depois de ir para Franca tornou-se num bom defesa direito. O Dier com os anos em Portugal parece um jogador mais completo do que outros na Premier League que nunca sairam de Portugal. Os Italianos e germânicos costumam produzir grandes defesas e o Rafa com uma dessas escolas seria melhor jogador... tambem podia ajudar-nos em jogos contra equipas desses países. No Rio Ave ele nao vai aprender nada de novo em termos tácticos, vai ganhar experiência. Tambem nao vai ganhar nome jogando no Rio Ave. O Ricardo Pereira ja tem mercado em Franca caso o FC Porto nao faca ele regressar no próxima epoca. Ficando em Portugal so Gregos e Turcos estariam interessados.
    Vejamos o Raphael Guerreiro... esta impresionante neste Europeu. Depois de um a dois anos no Borussia ele vai ser ainda melhor com escola Portuguesa, Francesa e Alemã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Madeiran Marvel, obrigado pelo comentário.

      Com franqueza, embora compreenda o seu ponto de vista em relação ao destino, não posso concordar com a premissa neste caso em particular. A continuar assim, o Futebol Clube do Porto teria 4 laterais. Layún, Rafa, Telles e Maxi. Parece-me um alinhamento muito forte para atacar todas as competições, o que tem sido difícil para o clube. Haveria a possibilidade de promover alguma rotação, cobrir lesões ou castigos e utilizar jogadores formados no clube.

      Embora compreenda o seu válido ponto de vista, o destino do jogador não tem necessariamente a ver com a necessidade do seu desenvolvimento, mas sim pelos favores que se vão fazendo aqui e ali. Repare, por exemplo, no caso do Vitória de Guimarães e no rumor que saiu hoje no jornal OJOGO. O mesmo aconteceu com Francisco Ramos. Já com Josué, o caso tem sido diferente.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. O Dier parece mais completo porque teve treinadores a serio e formacao a serio. Os ingleses nao pescam nada disto hoje em dia, para eles bom futebol ainda e o Kick and Rush...

    Eu francamente estou farto de ver umas sanguessugas tomarem conta do meu clube. O Rafa e emprestado para se poder fazer mais umas comissoes na compra do Telles... O Presidente perdeu agora a pouca credibilidade que ainda tinha...

    ResponderEliminar
  3. O Dier parece mais completo porque teve treinadores a serio e formacao a serio. Os ingleses nao pescam nada disto hoje em dia, para eles bom futebol ainda e o Kick and Rush...

    Eu francamente estou farto de ver umas sanguessugas tomarem conta do meu clube. O Rafa e emprestado para se poder fazer mais umas comissoes na compra do Telles... O Presidente perdeu agora a pouca credibilidade que ainda tinha...

    ResponderEliminar