quarta-feira, 20 de julho de 2016

Como eu gostava de ver mais FC Porto no Porto Canal...



Como eu gostei de ver o Futebol Clube do Porto 2-1 Osnabruck no Porto Canal. Tiago Mendes e Cândido Costa acompanharam a partida e Ricardo Amorim conduziu as reacções à partida no relvado do Stimbergstadium, na Alemanha.

O canal oficial do Futebol Clube do Porto esteve na primeira linha da informação sobre o clube. E como um simples amigável frente a uma equipa da terceira divisão alemã bateu todos os recordes. E o Futebol Clube do Porto rapidamente se vangloriou aqui, e com razão para tal.


Sim, o Porto Canal foi, pela primeira vez, líder na televisão por cabo. O Porto Canal, que raramente aparece na lista de canais analisados devido às baixas audiências, bateu toda a concorrência, incluindo os canais de notícias, ficção ou infantis. Em consulta ao site “A Televisão”, que publica todos os dias os resultados medidos pela GFK, é raro vermos o Porto Canal na lista de canais. Com efeito, somos obrigados a recuar ao dia 8 de Maio de 2016 para vermos o Porto Canal. Tudo isto devido à transmissão do Futebol Clube do Porto 3-1 SLB B, jogo que corou a equipa B como Campeã da Segunda Liga.

Audiências do cabo a 8 de Maio de 2016. Fonte

Nesse sentido, como a programação habitual do Porto Canal não é capaz de, através dos sucessivos “talk-shows” ou espaços informativos, atrair com regularidade audiências, cabe aos directos da equipa principal de Futebol destacar o canal numa competição cada vez mais apertada e feroz.

Refira-se que o Porto Canal não é o único canal de um clube que padece desta limitação. O site “A Televisão” ainda está por escrever o nome “Sporting TV” nas suas publicações. Já a BTV, canal por subscrição, é condição para aparecer nas medições a transmissão de um jogo da equipa principal de futebol ou de um derby da Premier League. 

Por isso, também estava esperançado em continuar a ver o Porto Canal e as transmissões dos restantes jogos de pré-temporada. PSV e Vitesse na Fox Sports Cup. Depois Bayer Leverkusen, ainda durante o estágio. Ora, infelizmente, os direitos de transmissão foram vendidos à SportTV. Aqui a crítica não cai na ambição legítima da SportTV de, no sentido de preencher a sua extensa grelha, incluir os jogos do Futebol Clube do Porto. Mas sim no completo desinteresse ou inaptidão do Porto Canal de conseguir comprar os direitos para estes jogos, certamente capazes de atrair renovadas atenções ao canal e fazer regressar o Porto Canal à liderança, ainda que por momentos. 

Outra situação que se avizinha é a recepção ao Villareal, na apresentação do plantel do Futebol Clube do Porto. Todo o evento poderia, e deveria ser uma transmissão exclusiva Porto Canal! A sua transmissão televisiva da partida ainda está por ser definida.

Mais informação aqui, no site do Futebol Clube do Porto

Duas notas para duas saídas de jovens do Futebol Clube do Porto. Primeiro, Leonardo Ruiz não chegou a acordo com o Futebol Clube do Porto e rumou ao Sporting CP, novamente por empréstimo. Existia uma opção de compra no acordo com o Atlético Nacional, mas as negociações com o jogador (empresário) caíram por terra. Suspeito que as exigências do empresário não são maiores do que o valor pago por Suk ou Marega. Promovo esta comparação apenas pelo seguinte: não me parece que tenha estado em causa a avaliação da qualidade do jogador, mas sim porque o Futebol Clube do Porto, num acto de gestão normal, preferiu pagar comissões a amigos e não a desconhecidos, enquanto comprava jogadores que, em seis meses, são dispensados. Decisão que se aceita, pela legitimidade dos orgãos eleitos, mas que naturalmente deve ser escrutinada.

Quanto a João Serrão, a qualidade também escapa-nos assim. Clubes de carteira cheia aparecem na cidade e oferecem mais do que nós. João Serrão aceitou, e foi.

Boa sorte a ambos.

Outro jogador que nos escapa. Outro negócio em que o Futebol Clube do Porto fica mal na fotografia.


Como eu gostava de ver mais a equipa A do Futebol Clube do Porto no Porto Canal. Por este andar, infelizmente, só para o ano...


Crente. Portista.


Promova o debate. Comente e deixe a sua opinião.

Um abraço.

2 comentários:

  1. Pois eu fico muito feliz em saber que os próximos jogos são na SportTV. É que Porto Canal... chapéu! Uma desfeita terrível aos portistas clientes da NOS como eu ainda sou.

    Abraço portista

    ResponderEliminar
  2. Caro LAeB, obrigado pelo comentário.

    Continua a ser grave o facto de sermos arma de arremesso nas negociações entre a MEO e a NOS. Já por isso não sou cliente de nenhum. Uma situação que espero que se resolva rapidamente. De toda a maneira, preferia ver no Porto Canal do que na SportTV, onde tenho de recorrer a outras formas de visualização.

    Um abraço.

    ResponderEliminar