domingo, 17 de julho de 2016

A sorte do sorteio (e o primeiro jogo do estágio)

Ficha de jogo completa em fcporto.pt

Há quem diga que não devemos sofrer por antecipação. Como Portista, não o consigo evitar. 

Embora não passasse de um jogo de preparação, tinha bastante curiosidade para ver novamente o Futebol Clube do Porto em acção, depois de jogos à porta fechada frente ao Valadares e Rio Ave. A contratação Felipe, o regressado Josué e o promovido José Sá foram titulares. Viu-se muito mais Futebol Clube do Porto que Osnabruck na partida, devido à enorme diferença de qualidade, mesmo tendo o menor tempo de preparação. Gostei da iniciativa dos dois avançados. Com a saída de Aboubakar e André Silva, tentámos o ataque sem uma referência fixa. Na falta de um quarto defesa-lateral no estágio, foi Silvestre Varela a substituir Maxi Pereira no lado direito da defesa. Não participaram nesta partida Iker Casillas, Bruno Martins Indi, Evandro e Alberto Bueno.

Acima de tudo, há que experimentar. Construir. E se alicerçarmos o trabalho com vitórias, tanto melhor... Mas tudo muito "verdinho" ainda. Seguimos com um plantel desequilibrado e a precisar de mudanças. Entradas e saídas.

Dos três grandes, o Futebol Clube do Porto é quem tem uma entrada no campeonato mais exigente. Fonte

Confesso também que tinha uma certa expectativa perante a sorte que nos calharia no sorteio do calendário da Liga 2016/17, promovido durante o evento da Liga de Clubes em Santa Maria da Feira. É verdade que temos de jogar contra todos. Em casa e fora. A meu ver, foi tudo, menos sorte... Senão vejamos...


14/08: Rio Ave vs Futebol Clube do Porto
16-17/08: 1a mão do play-off da Liga dos Campeões
21/08: Futebol Clube do Porto vs Estoril Praia
23-24/08: 2a mão do play-off da Liga dos Campeões
28/08: Sporting vs Futebol Clube do Porto


Nuno Espírito Santo terá de colocar o Futebol Clube do Porto em alta rotação logo de início. Evidentemente que, com o play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, exige-se que tudo estivesse preparado a 16 de Agosto. No entanto, a visita sempre exigente a Vila do Conde e a deslocação a Alvalade, para fechar este primeiro ciclo antes do regresso das selecções nacionais, demonstram-se como pontos-chave no caminho do Futebol Clube do Porto. Não querendo recorrer a dramatismo, o Futebol Clube do Porto poderá ser empurrado para a Liga Europa e ficar a uma mão cheia de pontos da liderança se não começar esta temporada com o pé direito.

Este nível de exigência superior, logo no início da temporada, revela-se como um especial desafio pela situação actual. O Futebol Clube do Porto mudou de Treinador e considero como muito provável que ainda faça várias mudanças no plantel até ao início da competição. Por isso, chegaremos a Vila do Conde ainda em construção, dúvidas ainda por esclarecer, com um olho no jogo europeu e cerca de 1100 dias sem um título. E é preciso vencer essa partida, que, por antecipação, já sofro. 


O PSV é o próximo adversário, a 21 de Julho, com início marcado para as 20h00. Joga-se a primeira jornada da Fox Sports Cup.

Incansáveis e em todo o lado. Fantástico. Fonte

Crente. Portista.

Promova o debate. Comente e deixe a sua opinião.

Um abraço.

Sem comentários:

Enviar um comentário