terça-feira, 28 de junho de 2016

"#VaiNaFé": o Dia 1 do Futebol Clube do Porto de Nuno Espírito Santo.

O primeiro dia de 2016/17 chega com a notícia do afastamento do capitão Helton.



Assim começa o primeiro dia do Futebol Clube do Porto de 2016/17, com Nuno Espírito Santo ao leme.

CAPITÃO HELTON NÃO INTEGRA PLANTEL DE 2016/17
Guarda-redes e FC Porto comunicam decisão tomada de comum acordo

Num comunicado conjunto, a Administração da FC Porto, Futebol SAD e Helton informam:

1 - O guarda-redes Helton não integrará os trabalhos do plantel de 2016/17, decisão tomada de comum acordo entre a Administração da FC Porto, Futebol SAD e o jogador;

2 - Termina assim uma ligação enquanto jogador profissional de 11 épocas consecutivas em que o capitão representou o FC Porto ao mais alto nível, tendo sido sete vezes Campeão Nacional com a camisola dos Dragões. Venceu ainda uma Liga Europa, quatro Taças de Portugal e seis Supertaças.

A Administração da FC Porto, Futebol SAD

Helton da Silva Arruda


Obrigado, Helton. Julgo que tinha chegado a hora para o capitão do Futebol Clube do Porto. Espero que, mesmo assim, possa continuar ligado à actualidade do Futebol Clube do Porto, assumindo outras funções dentro do Clube. À sua história estará sempre ligado. Pelo profissionalismo, pelo sacrifício, pela boa disposição, pela sinceridade, pelo sucesso. Surgem dois problemas com esta saída. Primeiro, perde-se o principal símbolo do actual plantel do Futebol Clube do Porto. Foram 11 temporadas, algo que nenhum jogador actual sequer chega perto. Depois abre-se o problema da sucessão do novo capitão do Futebol Clube do Porto, algo que é da responsabilidades dos jogadores que irão integrar o plantel de 2016/17.

Porque não, no jogo de apresentação, Helton iniciar a partida e jogar os primeiros minutos? Uma homenagem mais do que merecida.


O departamento responsável pelo marketing e comunicação foi rápido a fazer funcionar as redes sociais. Outro nível.

A vida continua, e o Futebol Clube do Porto não foge a essa regra. Os trabalhos arrancaram no Centro de Estágios do Olival com 29 jogadores, incluindo os três reforços João Teixeira, Felipe e Zé Manuel. Do plantel do ano transacto regressaram hoje José Sá, Bruno Martins Indi, Marcano, José Ángel, Rúben Neves, Francisco Ramos, André André, Sérgio Oliveira, Brahimi, Varela, Marega, Evandro, Suk e André Silva. 

Victor Garcia, Omar Govea foram jogadores da equipa B na temporada passada, mas irão fazer a pré-temporada com a equipa principal.

Ricardo Nunes, Andrés Férnandéz, Rafa Soares, Quintero, Ótavio, Josué, Adrián, Gonçalo Paciência, Hernâni e Ivo Rodrigues são os regressos  de empréstimo registados. 

Por se apresentar estão ainda Aboubakar e Chidozie, devidamente autorizados a chegar depois. Os internacionais Gudiño, Layún, Herrera, Diego Reyes, Jesus Corona, Maxi Pereira e Casillas irão desfrutar de alguns dias de férias, fruto do prolongado compromisso com as suas respectivas selecções. Danilo Pereira ainda está ao serviço da selecção Portuguesa. Maicon termina empréstimo apenas no dia 30 e por isso cumprirá a sua última partida pelo São Paulo amanhã, frente ao Fluminense. Um jogador que irá também integra os trabalhos de pré-temporada será Mikel Agu, dispensado da selecção olímpica do seu país por ordem do Futebol Clube do Porto. O seleccionador de sub-23 da Nigéria deu o jogador como autorizado a estar presente nos jogos olímpicos e a sua ambição foi registada em entrevista do passado dia 4 de Junho.  Ainda espero por Gleison e aguardo pela confirmação da exclusão de "desaparecidos" como Fabiano, Sinan Bolat, Kadu, Abdoulaye, Kayembé, Lichnovsky, David Bruno, Licá ou Ghilas...



A paisagem do Olival ficou certamente diferente.


A alteração mais visível padece da "queda" da torre Lopetegui. A torre de observação pedida pelo espanhol desapareceu depois da chegada de Nuno Espírito Santo. Não se tem ideia da utilidade feita pelo treinador espanhol. No entanto, é opinião de Nuno Espírito Santo que esta não lhe será útil. Rapidamente foi abaixo.

No que toca aos trabalhos de hoje, foi possível registar uma pequena conversa entre Nuno Espírito Santo e os jogadores, ao que se seguiu um período de aquecimento. Depois, surgiu uma divisão de método. Uns ficaram no relvado, outros recolheram para fazer trabalho de ginásio. A excepção foi Bueno, ainda em tratamento.

Como sócio e adepto, sinto-me sempre algo expectante quando se dá o início dos trabalhos. É tempo de rever as caras que nos levaram ao sucesso, de conhecer as caras novas que nos irão levar a repetidas conquistas. O problema é que, até agora... nada disso. Já o discurso de Nuno Espírito Santo continua muito ambicioso e motivador. O Treinador do Futebol Clube do Porto falou esta manhã ao Porto Canal. A sua entrevista pode ser vista e ouvida no vídeo do fim da publicação, a partir do minuto 11:24.


A contratação de Nuno Espírito Santo continua a ser mais importante e sonante do mercado de transferências.

Tudo isso pode ter solução caso se confirmem algumas informações presente no novo capítulo da "Silly Season" previsto para amanhã, 29 de Julho. 

Nota para o arranque dos trabalhos da equipa B. Luís Castro também falou ao Porto Canal, mostrou-se ciente do desafio que tem novamente pela frente e foi claro nos objectivos para a nova temporada. Ao dia de hoje, são estes os jogadores à disposição de Luís Castro: João Costa, Ricardo Silva e Mouhamed Mbaye (guarda-redes); Rodrigo Soares, Xavier, Diogo Casimiro, Diego Verdasca, Diogo Leite, Diogo Queirós, Pité, João Graça, Tomás Podstawski, Rui Moreira, Fede Varela, Sérgio Ribeiro, Ayoub, Rui Pires, Moreto Cassamá, João Cardoso, Ismael Díaz, Cláudio, Ruben Macedo, Chikhaoui, Galeno, Danilo, Rui Pedro, Tony Djim, José Pedro, Idrisa Sambú, Mesquita e Luís Mata. A entrevista de Luís Castro pode ser vista e ouvida no vídeo abaixo a partir da hora 1:10:10.



  85 minutos de Especial FC Porto, com tudo sobre o arranque da pré temporada. 



A equipa B conseguiu vencer. Este ano, é a vez da equipa principal. "É o ano do Futebol Clube do Porto".

Crente. Preocupado. Portista.


Promova o debate. Comente e deixe a sua opinião.

Um abraço. #VaiNaFé

Sem comentários:

Enviar um comentário