segunda-feira, 27 de junho de 2016

Com quem Nuno pode contar: sector ofensivo.



Até ao momento em que escrevo, nem Aboubakar confirmou a sua ida para a China, nem o avançado prometido por Jorge Nuno Pinto da Costa chegou. Por isso, palpita-se com o que está seguro, começando pelos extremos.

Com o 4x3x3 prometido por Nuno Espírito, a preponderância dos extremos será grande. Corona não vai aos Jogos Olímpicos e é opção para o play-off. O mesmo acontece com Varela e Marega. Jorge Nuno Pinto da Costa negou qualquer negociação por Brahimi. João Teixeira e Zé Manuel são reforços. Existem depois os emprestados Licá, Hernâni  e Ivo Rodrigues. Gleison é jogador do Futebol Clube do Porto e fará com certeza a pré-temporada com a equipa principal.


Palpite do treinador de bancada:
Tendo em conta este cardápio, era tão complicado para Jorge Nuno Pinto da Costa dizer que estamos a precisar de extremos. No plural. E com urgência. Corona tem lugar assegurado, mas parece-me claro que Brahimi não ficará no plantel. O destino de Varela também é incerto. Palpito que ainda fique no plantel. Nem sei o que faça com Marega… Um empréstimo à Mota-Engil talvez? Alguém conhece o Paulo Portas? Não compreendo o que Zé Manuel vem fazer ao Futebol Clube do Porto. Quanto a Gleison e a Ivo Rodrigues, terá uma oportunidade de se mostrar a Nuno Espírito Santo. 

É por isso fundamental que o Futebol Clube do Porto se reforce. Não é apenas contratar por contratar. Um reforço (até mais do que um) que seja capaz de, de forma inequívoca e até natural, assuma a responsabilidade que é ser titular do Futebol Clube do Porto, ainda para mais com um duplo desafio com diferença de cerca de uma semana tão fundamental como será o play-off de acesso à Liga dos Campeões. Espero que Hernâni fique no plantel, mas pode ser usado como moeda de troca noutro negócio. Quanto a Gleison e a Ivo Rodrigues, um empréstimo poderá estar no seu horizonte. E o que dizer de Zé Manuel ou Licá? Nada.


 
Sinceramente, espero que o interesse se concretize...

Quanto ao ponta-de-lança, André Silva é Gestifute, recebeu uma actualização salarial e continua no Futebol Clube do Porto. Falta agora a actualização da cláusula de rescisão, actualmente em 25.000.000,00€. Suk e Aboubakar são as outras opções. Caso se confirme a contratação de mais uma opção para a frente e ataque, a saída de um destes dois será inevitável. Palpito que seja o camaronês a rumar a outras paragens. Bueno teve pouco espaço no Futebol Clube do Porto, com lesões pelo caminho. De regresso estarão Adrián, Gonçalo Paciência e Ghilas. Sami já tem regresso marcado para o Akhisar.

Palpite do treinador de bancada:
Gostaria que Aboubakar rapidamente aceitasse uma proposta de outro clube. André Silva terá de ser a referência do ataque do Futebol Clube do Porto.  No entanto, deverá ter autorização para ir ao Brasil lutar por uma medalha. Sobra Suk, Adrián, Bueno, Gonçalo Paciência e Ghilas. Compreendo o imbróglio em que o Futebol Clube do Porto está metido. Julgo que todos vão ter oportunidade de mostrar o seu valor a Nuno Espírito Santo. Espero que Suk se mostre nos Jogos Olímpicos. O mesmo pode acontecer a Gonçalo Paciência. Adrián e Bueno vão ser opções para a pré-temporada, até ser decidido o seu destino. Daria uma segunda oportunidade a Bueno, mas continuamos com a necessidade de contratar. Já vi suficiente de Adrián com a camisola do Futebol Clube do Porto. Ghilas parece-me muito dispensável.


Amanhã arrancam oficialmente os trabalhos de pré-temporada do Futebol Clube do Porto. Apenas João Teixeira e Felipe foram apresentados oficialmente como reforços. O Português a custo zero. Zé Manuel ainda está por ser oficializado. Um mês de Junho à Troika, conforme a realidade contabilística do Futebol Clube do Porto. Dinheiro até existe. Não há é disponibilidade para o gastar até ao fim do mês. Uma espécie de falta de cabimento chamado fair-play financeiro. O malabarismo "EuroAntas" ficou pelo caminho. Mas o mais estranho é que, do plantel 2015/16, que tão míseros resultados trouxe, o Futebol Clube do Porto ainda não vendeu qualquer jogador até ao momento. Do que estão realmente à espera? De apenas podermos inscrever 22 jogadores nas competições europeias?


Céptico. Preocupado. Portista.


Promova o debate. Comente e deixe a sua opinião.

Um abraço.

6 comentários:

  1. Pergunto Ivo Rodrigues vai ser de facto emprestado? Caso não seja, penso que mereceria uma oportunidade. Ismael Díaz continuará a evoluir na B, ou tem outro destino?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro, obrigado pelo comentário.

      Não coloco Ismael Díaz neste análise, pois acredito que irá continuar na equipa B. Quanto a Ivo Rodrigues, foi lapso meu. E irei acrescentá-lo à análise.

      Eu palpitaria um empréstimo. Mas Nuno Espírito Santo poderá pensar de outra forma, se despachar todos os extremos excedentários.

      Um abraço..

      Eliminar
  2. Os jornais de hoje anunciam o Goncalo Paciencia e o Ivo Rodrigues presentes na pré-temporada. Falam de Omar Govea e Chico Ramos mas nao mencionam o Gleison, espero que tenha sido um lapso pois acredito que este brasileiro poderia ser uma boa opcao para a longa temporada que se avizinha. Gosto Aboubakar mas entre ele e o Suk, acho que Vincent poderia trazer mais dinheiro, só por isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Silva, obrigado pelo comentário.

      Foi um lapso de esquecimento a falta de Ivo Rodrigues, que merecia outro tratamento. Já o Gleison, é mencionado na análise. E é apenas isso. Nuno Espírito Santo irá dar-lhe uma oportunidade na pré-temporada.

      Relembro que ainda falta um mês para começar os jogos olímpicos. Por isso, o Ivo, o Gonçalo e o Suk devem apresentar-se amanhã. O que se passará depois disso, é mais complicado de prever. Suk é certo que vai ao Brasil. O mesmo pode acontecer com o Gonçalo. Não antevejo a melhor das sortes para o Ivo, infelizmente.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Gosto do Rafa mas e muito caro. Se o Braga nao aceitar jogadores como moeda de troca nao deveríamos contratar-lo... mas também nao levam mais nenhum jogador emprestado ou a preco de saldo.

    Custa me a acreditar que o Ivo Rodrigues seria emprestado com o preco fixado em 3m Euros... se a porcaria do Benficaca vale 15m entao o Ivo vale pelo menos 20m.

    Marega tem mercado na Turquia ou Grecia, eles gostam de jogadores possantes mesmo que seja por empréstimo.

    Bueno merece uma oportunidade ja que nas poucas vezes que jogou mostrou que sabe jogar.

    Adrian- nao devíamos emprestar-lo outra vez e vender por feijoes tambem nao diviamos. So resta vender por um preco perto do que pagamos ou dar-lhe uns joguitos na pre epoca para ver se tem lugar no sistema de Nuno. Com o Lopetegui ele raramente jogava na sua melhor posição mas creio que o problema era mais psicológico do que falta de qualidade.

    Esse Ze Manuel so pode ser para a equipa B, para ser um jogador mais maduro e portista de coração. Se nao for para o FCP B entao so posso pensar que esta contratação e para pagar outras dividas naqueles custos para terceiros.

    Suk devia ir aos jogos Olímpicos... dificilmente jogara nos jogos da Champions e esta em forma pela selecção. Pode ver o seu valor crescer ganhara uma boa experiência.
    Nao acho o mesmo com Andre Silva ja que ele pode jogar na qualificacao para a Champions League... nao ocupa lugar de outros porque e da casa e depois do que fizeram com o Andre Andre (foi bom para dar descanso aos preferidos e depois foi preterido) e com Danilo (pagou a fava pelo empate com a Islandia que acaba agora de ganhar a minha terra natal). E melhor nao ajudar essa camada de bandidos naa FPF, so temos a perder. Se Andre Silva jogar bem nos JO entao vai despertar interesse de tubarões e depois nao sai das capas dos jornais porque vao tentar destabilizar o rapaz ou o Jorge Mendes encontra quem paga os 30m de Euros. Os jogadores portistas sao mal tratados pela FPF centralista... jogam 90 minutos em campos perigosos e na hora H nao prestao... que vaiam buscar esses craques do SL Merda e Desportivo CP... quanto ouvimos sobre Gustavo Guedes antes de encontrarem o Dirty Sanchez? quantas vezes ouvimos o Bebe Bruninho a falar da sua magnifica academia? Entao que levam-nos aos JO e deixem o Andre Silva. Goncalo Paciencia também so deve is aos JO se o Nuno saber que nao conta com ele no plantel. Se e para ficar no plantel mesmo que nao jogue nos jogos da Champions deve ficar em casa para se integrar melhor com a equipa que lhe paga. Se for para ser emprestado entao pode ir aos JO para nao ficar decepcionado. Todas as camadas jovens estao cheias de jogadores portistas mas na equipa senior e ao contrario. Quaresma nao prestava e agora (que ja nao esta no FCP) mesmo nao prestando para começar continua a ser o jogador salva vidas. ENOUGH IS ENOUGH!!! Temos que mostrar os culhões (o dragao nao esta capado) e dizer basta ha selecção de Mendes Lisboa LTD.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Madeiran Marvel, obrigado pelo extenso comentário.

      Compreendo todo o argumento que redigiu e por isso gostaria apenas de sublinhar a importância de um par de pontos.

      Suk já está confirmado, mas Gonçalo Paciência poderá ter uma verdadeira oportunidade de carreira se for ao Brasil. Creio que o André fica por cá. Aliás, suspeito que o Futebol Clube do Porto irá negar vários jogadores à selecção, bem como qualquer esperança de uma medalha a Portugal.

      Quanto aos outros, confesso que falar deles não é muito política da casa. Mas é sempre importante saber distinguir a diferença entre o valor total da transferência e o que os clubes realmente recebem. O Futebol Clube do Porto padece dessa discrepância há muito, mas não é o único. Aliás, os números dos R&C não deixam mentir. O que nós não temos é a máquina de propaganda dos outros. Não jogamos no campeonato das capas de jornais. E no apito, nem um pingo de influência. Mas talvez por isso padecemos de falta de união entre nós e excesso de assobio no Estádio do Dragão.

      O importante é mesmo arrumar a casa. Os títulos e o reconhecimento acabam por surgir.

      Um abraço.

      Eliminar