sábado, 21 de maio de 2016

“Ambição. Determinação. Carácter. Portismo.” – Antevisão: SC Braga vs Futebol Clube do Porto (Taça de Portugal)

Domingo, 22 de Maio, a partir das 17h15. Transmissão TVI.

Foi para isto que tivemos a "pré-época". Por muito carácter e avaliação feita até hoje, com vista à formação do plantel de 2016/17, foi para isto que nos preparámos. José Peseiro tem praticamente todo o plantel disponível e teve a liberdade para, em plena competição e ao longo de seis partidas, preparar este desafio com o maior dos detalhes. 

José Peseiro optou por chamar todo o plantel disponível para a final da Taça de Portugal num sinal de união em torno de um objectivo comum. São vários os estreantes no Jamor. Dos 22 escolhidos, apenas Hélton, Varela e Maxi Pereira participaram neste final, e com sucesso. O mesmo acontece com Sérgio Oliveira, se bem que não participou na final. Todos os restantes fazem a estreia no Jamor. 

Aposto no seguinte onze:
Powered by lineupbuilder.com

Insisto no que afirmei na antevisão do último clássico: para um jogo tão importante, avança-se com o onze de gala. Tudo indica que Marcano e Chidozie irão assumir o centro da defesa, com Danilo Pereira à sua frente. Herrera também estará certo no onze. Na minha óptica, Sérgio Oliveira deveria assumir a outra vaga do meio-campo, com André André a ser o “joker” a lançar durante a partida. Mas José Peseiro poderá apostar no exacto oposto. Corona e Brahimi deverão estar no apoio a André Silva, que finalmente marcou pela equipa A do Futebol Clube do Porto na última partida.

Em jeito de despedida, Vítor Pereira confirmou o árbitro do último clássico para apitar a final da Taça de Portugal. Artur Soares Dias foi o escolhido para a partida mais importante de toda a temporada. Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do Futebol Clube do Porto, já tinha antecipado este cenário logo após a derrota frente ao Sporting. Embora esta nomeação já tivesse sido praticamente confirmada, o que é facto é que havia tempo para rever a escolha e apontar outra equipa de arbitragem para a final da Taça. Se a arbitragem do passado Clássico foi tendencialmente contra o Futebol Clube do Porto, esperemos que, desta vez, a isenção e o equilíbrio pautem o trabalho de Artur Soares Dias. Já dos responsáveis Portistas, nem uma palavra...

Destaques das capas de quinta-feira, dia 19 de Maio, dos jornais A Bola e Record

O adversário terá certamente tanta "fome" de sucesso como nós. Há que respeitar e reconhecer o valor do Braga, comandado por um excelente treinador, e com valores capazes de decidir jogos. Mas desconfio que será apenas 11 contra 11. Mas os Portistas têm confiança na equipa. Deixaram uma mensagem de apoio na partida para Lisboa do Estádio do Dragão. Já na chegada ao hotel foram recebidos desta forma.


Chegada a Lisboa
Chegamos ao Hotel Altis. Às 16h30 há Conferência de Imprensa no Jamor e às 17h começa o treino. We’ve arrived at Hotel Altis. At 16h30, there’s a press conference at Jamor and, at 17h, the training begins. Llegamos al Hotel Altis. A las 16h30 hay rueda de prensa en el Jamor y a las 17h00 comienza el entrenamiento. #FCPorto #omeujamor #tacadeportugal #FCPSCB
Publicado por FC Porto em Sábado, 21 de Maio de 2016


Nota para o basquetebol, que discutirá com o Benfica o título nacional da modalidade, à melhor de 5 jogos, com os dois primeiros a ocorrem já este fim-de-semana. A ambição destes jovens, que elevaram novamente esta modalidade dentro do Futebol Clube do Porto ao mais alto nível, é de louvar, sendo esta a única modalidade que poderá trazer um título nacional esta temporada para o Futebol Clube do Porto. Boa sorte, rapazes!


Céptico. Preocupado. Portista.


Promova o debate. Comente e deixe a sua opinião.

Um abraço.

4 comentários:

  1. Já que falou no basquete... gostei muito, mas muito! Diziam os comentadores que o benfas estava muito superior, eram favas contadas... aí no último período não houve dúvidas e os nossos americanos fizeram a diferença.
    No final o querido Carlos Lixoboa vem dizer: "é apenas o primeiro jogo ! "...
    Espero muito "que la chupen e que singuen chupando" ... e que seja apenas o primeiro jogo a perder antes dos outros dois!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Reine Margot, obrigado pelo comentário.

      Não tive a oportunidade de ver toda a partida, mas, não percebendo muito da modalidade, foi uma enorme demonstração de carácter e preseverança.

      É uma modalidade ainda em crescimento, depois do "reboot" feito em 2012, daí talvez a menor expectativa perante esta final. Mesmo assim, confirma-se a grande ambição deste grupo. É apenas o jogo 1. Há que continuar!

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Deixe-me só lhe corrigir um pequeno erro, o Varela foi titular na final de 20111 que vencemos ao Guimarães por 6-2 .

    Apesar do árbitro, de quanto querem desvalorizar esta final e da vontade que o "palminhas" Fonseca tem quando joga contra o FCPorto, temos que ser competentes e trazer a Taça!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro Gomes, obrigado pelo comentário.

      Tem toda a razão, foi lapso meu. Corrigido. Obrigado.

      Um abraço.

      Eliminar