terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Antevisão: Futebol Clube do Porto vs CS Marítimo (Taça da Liga)

Imagem presente em https://www.facebook.com/FCPorto

Em primeiro lugar aprece-me dizer que a Taça da Liga deveria ser extinta o quanto antes. É uma competição que, a meu ver, nunca terá a atenção devida dos clubes até que esta dê acesso a uma competição europeia. Já que duvido que isso alguma vez vá acontecer, e, com o alargamento da Primeira para 18 clubes e da Segunda Liga para 24, a Taça da Liga é apenas uma competição que enche ainda maisde forma desnecessária, um calendário já por si apertado e com mais custo para os clubes e para a Liga do que proveitos.

Posto isto, hoje joga a Equipa Principal do Futebol Clube do Porto.

O treinador Julen Lopetegui decidiu deixar alguns dos habituais titulares fora dos convocados, promovendo a chamada de André André, Silveste Varela, Lichnovsky e Víctor García. Algo positivo, na minha perspectiva. Julgo que a Taça da Liga poderá novamente ser utilizada pelo Futebol Clube do Porto.

A principal ausência é, a meu ver, o Bueno. Diz o relatório médico do Futebol Clube do Porto que o jogador apresentou problemas físicos e não poderá alinhar frente ao Marítimo. Isto leva-me ao regresso de André André, que esteve quase um mês de fora das escolhas de Julen Lopetegui com “fadiga muscular”. Este será um tema para outra oportunidade.

Creio que este jogo poderá ser uma boa oportunidade para Silvestre Varela e Victor Garcia. São dois jogadores muito pouco utilizados pelo treinador Julen Lopetegui e que poderão ser titulares neste jogo a contar para a Taça da Liga, fazendo descansar outros titulares.

Mesmo sendo um jogo de uma competição menos reputada, julgo que não deixará de haver pressão sobre alguns jogadores. Imbula ficou na bancada no último jogo do campeonato contra a Académica, algo que não tem sido raro. Tem sido um jogador especialmente “protegido” pelas escolhas do treinador, ora por questões físicas, ora por exibições menos conseguidas. Na minha opinião, Imbula jogou na Liga dos Campeões por decreto. O nosso treinador sabia estava obrigado a utilizar Imbula de início em todos os jogos da fase de grupos, por questões meramente económicas. Tendo em conta o investimento feito no jogador, tem sido até ao momento uma época negativa por parte do francês. Não irei alimentar especulações sobre a sua possível transferência, ainda que a título de empréstimo, mas com opção de compra, para o AC Milan, já durante o mês de Janeiro. Julgo que deverá começar este jogo a titular, de forma a provar que há mais para além daquilo que os Portistas viram até agora, que foi muito pouco. Outro jogador que poderá sentir pressão neste jogo será Marcano. Tudo indica que começará a partida de hoje como titular, ao lado de Maicon. Depois do auto-golo contra o Chelsea e as várias trapalhadas frente ao Nacional, ficou de fora nos últimos dois jogos. É altura de voltar às exibições seguras que o têm caracterizado.


Aposto no seguinte onze:
Powered by LineupBuilder.com

Com pena minha, prevejo que André Silva e Sérgio Oliveira comecem o jogo no banco de suplentes. São jogadores de enorme valor e da nossas formação, que deveriam ter mais oportunidades de mostrar o seu futebol. Creio que a Taça da Liga é a competição perfeita para que tal aconteça. No entanto, fruto das muitas alterações já feitas, poderão apenas ter oportunidade de jogar alguns minutos. Espero apenas que Julen Lopetegui tenha mais bom senso desta vez e apenas os coloque a aquecer caso tenha reais intenções de os fazer entrar em campo. Palpito que André André comece o jogo no banco. Não me surpreenderá se entrar de início, mas poderá ser a surpresa para Alvalade.

Será crucial começar com uma vitória este novo ciclo que se avizinha, depois das mini-férias de Natal. Recorde-se que o Futebol Clube do Porto tem um total de nove partidas calendarizadas para o mês de Janeiro, a começar pela visita a Alvalade, já no próximo dia 2 de Janeiro. Por isso, a gestão do plantel, das expectativas dos jogadores e dos adeptos, e o ataque à conquista das competições onde o Futebol Clube do Porto está envolvido passa por um mês de Janeiro de elevado sucesso e qualidade futebolística. Será um mês decisivo para as aspirações do Nosso Grande Clube.

Promova o debate. Comente e deixe a sua opinião.

Um abraço e até à próxima.

Sem comentários:

Enviar um comentário